Etiquetas

, , , ,

Olá a todos!

Há muito venho pensando sobre o meu blog. Devem ter percebido que os posts escassearam, diminuiram, desapareceram, o conteúdo minguou e sempre mantive a promessa de retornar, porém, aparentemente, em vão. Nunca dera um fim.

Andei a refletir sobre o Não Ser ou Ser? e nesse tempo que passou vi muitas tendências serem extintas e outras surgirem. Isso representa um verdadeiro desafio para todos que gostam de escrever: não se pode mais blogar como antes, deve-se adaptar às novas possibilidades existentes, utilizar as facilidades de redes sociais, mais interatividade. Por isso, pouquíssimos blogs que surgiram com o Não Ser ou Ser? continuam em atividade e a maioria com conteúdo escasso.

Creio que um dos grandes problemas em se blogar hoje em dia é um certo amadorismo ainda existente. Pode-se facilmente separar entre estes blogs e os profissionais. Não digo sobre o tamanho. Não digo propriamente sobre o conteúdo. Mas sobre a forma. Por exemplo, a maioria dos blogs saem de lugar nenhum e chegam a nenhum lugar. Tentam, também, simplesmente noticiar fatos recentes, sempre atrasados e sem a confiabilidade de grandes portais.

Não me parece algo promissor. Manterei a proposta inicial do Não Ser ou Ser? que me parece mais atual do que nunca: tecer análise críticas sobre fatos habituais, promover discussões e debates mais aprofundados. Grandes portais podem ser rápidos, mas não conseguem ainda preencher a lacuna de sair da superficialidade.

Isso não significará que quero ser grande. Longe disso, sei o desafio que é. Mas tentarei ser único, algo totalmente possível.

Para isso, pretendo inicialmente manter posts mensais. Estarei reformulando inteiramente o blog. Alterei o Categorias para tornar a busca mais rápida. Exclui links do Blogroll que há muito não funcionam (espero que não tenha removido algum erroneamente, me avisem), alterei o layout. E as mudanças ainda não estão concretizadas. Pretendo testá-las até encontrar a forma mais prazerosa para os que acompanham este blog.

Retirei a seção de Prêmios, uma vez que era algo muito interessante mas que não vingou. Em geral, os prêmios andavam em círculo vicioso entre os membro dos Blogrolls, o que removia um pouco a proposta dos mesmos. Hoje em dia acabou a moda de premiações, selos e memes e, por isso mesmo, acabei com esta categoria. Mantive, no entanto, os posts respectivos. Sou muito grato por isso tudo e confesso que repetiria, mas para andarmos para frente precisamos mudar.

Podem estar a se perguntar porque não crio um blog novo? Verdade, seria muito mais fácil, ainda mais porque este blog é pequeno. É muito fácil criar novos perfis, novas identidades, novos blogs. O prazer de ter um blog mais antigo, de confrontar com os estilos anteriores, de ser comparado com o que se era, me parece muito mais agradável. Assim, manterei este blog.

E pelo devem ter percebido por aqui, não consigo seguir a tendência de 144 caracteres. Procurarei manter a franqueza de pensamento e aliar as qualidades anteriores a todo o novo que aprendi neste período sem postar.

Espero que os antigos leitores gostem desta reformulação do Não Ser ou Ser?. Estarei sempre aberto a comentários, discussões, sugestões e críticas. E, aos novos leitores, sejam bem-vindos.

Desejo a todos um ótimo Ano-Novo.

Até,

Búfalo

Anúncios