Etiquetas

, , , , ,

A disputa para a sede olímpica de 2016 foi bem concorrida. Em todos os lugares falavam, discutiam, mostravam dados, históricos, vantagens da cidades. Como sempre ocorre com Olimpíadas. Sempre com a preocupação de saber se trará algum benefício para a cidade escolhida. Em 2016 será a chance do Rio de Janeiro de mostrar se os jogos trarão algo de bom. É bem difícil isso. Mesmo que busquem uma análise racional, existe um aspecto subjetivo bem forte. Como decidir o que é bom? Se você acha que a cidade está melhor ou não? Além disso vários outras mudanças estão acontecendo sem que seja necessariamente ligada aos  Jogos.

Cerchi_olimpiciMas fico pensando, quais as vantagens para o mundo? Porque não só a cidade escolhida poderá ter algum bônus, mas todos os outros lugares. Nas Olímpiadas da China surgiram várias reportagens que apresentavam o palco dos Jogos, os costumes dos habitantes, a cultura. Mesmo se não tivessemos ido até lá, pudemos abrir nossa mente. A poluição de Pequim levou jornais a discutiram a de cidades. Falavam de liberdade, desenvolvimento.

E o Rio? Será que impulsionará a discussão do meio ambiente? É possível. Não sei o que mais. A votação mal acabou, não surgiram quase reportagens. E os costumes do Brasil são muito mais familiares ao ocidente. Mas tem a música. As Literaturas. A cultura. Não sei qual será o legado para o mundo da Olímpiadas no Rio de Janeiro. Espero que seja positivo.

 

Até mais,

Búfalo