Etiquetas

, , , , , , , , , , ,

Já observaram os blogs mais vistos, os que estão na lista de melhores e mais conhecidos? Sempre aparecem blogs de notícias: o tipo de blog semelhante a um noticiário ou a um jornal.

Atualmente os jornais estão numa enorme crise. A própria TV também passa por alguns problemas. Os fãs de Lost e mesmo os  leitores de jornal, todo compartilham algo: a migração para a internet. Muitos deles lêem de blogs o conteúdo de interesse. Mas já pensaram de onde vem as notícias. Apesar de muitos blogs deste tipo serem feitos por jornalistas, muitos serem bem escritos, também vários deles não produzem notícia. O que quero dizer? Quando você paga um jornal ou assiste à TV parte da renda é convertida em viagens, passagens aéreas, equipamentos para satisfazer este mercado, para buscar a notícia. E tudo isto não é barato.

Qualquer um pode escrever sobre a Amazônia. Somos bombardeados por várias notícias, assim como blogs e canais gratuitos de notícias. Mas os gastos da procura da notícia foi, muito provavelmente, feita nos meios tradicionais. Eu, particularmente, adoro ter acesso à notícias pela internet, não sou contra.

Contudo, há um ciclo vicioso. A notícia é feita por jornais, revistas, TVs. A internet empresta dela as notícias. Aqueles meios perdem dinheiro e  com as falências param de financiar as reportagens. Privilegiariam as notícias mais relevantes; mesmo assim a própria internet e os próprios jornais se adaptarão para suprir esta demanda. Assim, os próprios blogs dependem de outros meios para o acesso aos fatos. Faz parte da transição, da mesma forma que ocorreu com a venda online de músicas.

É curioso esta relação de dependência blog-jornal. Pode-se pensar não ter relação, mas estão intimamente ligados.

Até mais,

Búfalo